(05:50) O MUNDO DA FOTOGRAFIA

Em O Mundo da Fotografia, técnica, arte e mercado de trabalho sob o foco dos grandes mestres da fotografia brasileira - em suas diversas especialidades - montam um painel das atividades no universo fotográfico.

Moda, jornalismo, publicidade e outras atividades são desvendadas sob um olhar aprofundado, com informações úteis a profissionais, amadores ou simplesmente aos amantes da fotografia.
(06:30) CAMINHOS DA REPORTAGEM
O Caminhos da Reportagem é um programa semanal, com 52 minutos de duração. No ar toda quinta-feira, às 22h, leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos Assuntos escolhidos. Temas atuais e polêmicos são tratados com profundidade e seriedade.
(07:00) IGREJA UNIVERSAL
Um programa da Igreja Universal.
(08:00) FAIXA LIBRAS
Faixa Libras, O universo das Libras. Língua Brasileira de Sinais. Um mundo onde as palavras são pronunciadas por meio das mãos.
(08:30) 30 MINUTOS
Histórias que impressionam, surpreendem, emocionam. Reportagens da vida, num programa de informação semanal.
Apresentação Lincoln Portela.
(09:00) SEICHO-NO-IE
IH
(09:30) MINAS RURAL
O Minas Rural traz as novas tecnologias, cotações, personagens da agricultura familiar, receitas e o artesanato em Minas. Produzido pela Emater-MG, o programa mostra a contribuição do trabalho de assistência técnica e extensão rural realizado pela empresa para o desenvolvimento no campo.
(10:00) REDE JOVEM DE CIDADANIA
O programa

O Rede Jovem de Cidadania (RJC) é realizado pela Associação Imagem Comunitária (AIC) a partir da articulação de grupos e movimentos juvenis de Minas Gerais, especialmente da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sua proposta é, por meio de uma metodologia de produção televisiva participativa, dar visibilidade a iniciativas nos campos da cultura e da cidadania protagonizadas pela juventude, além promover debates e reflexões ligados ao universo juvenil.

Os programas da Rede Jovem de Cidadania se pautam pelo princípio do acesso público à comunicação e nascem dos processos formativos realizados pela AIC, que são espaços de reflexão e de apropriação das mídias pelos participantes.
(10:30) PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

O Programa Especial é dedicado à inclusão social da pessoa com deficiência e
leva ao público informação e entretenimento. Desde março de 2004, o programa
vai ao ar toda semana na TV Brasil falando de assuntos como mercado de trabalho,
lazer, novos tratamentos, esporte, saúde, entre outros, tratados de forma
inclusiva e descontraída.

O Programa Especial mostra que as pessoas com deficiência são capazes e atuantes
na sociedade e é voltado para todo cidadão que acredita ser não apenas possível,
mas também imprescindível vivermos em um mundo que valoriza a diversidade.

Para ser 100% acessível ao telespectador o Programa Especial conta com os
seguintes recursos: janela de LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais
(para as pessoas com deficiência auditiva que não lêem português); legendas
em português (para as pessoas com deficiência auditiva que não falam LIBRAS)
e áudio descrição (as imagens que aparecem são descritas por um locutor para
que as pessoas com deficiência visual saibam o que está sendo mostrado).
E para que o Programa chegue a você totalmente acessível, contamos com a
colaboração de profissionais especializados.

O Programa Especial é pioneiro ao demonstrar na prática a capacidade das pessoas
com deficiência. A atração revelou e conta com a participação de Juliana Oliveira,
cadeirante e apresentadora, Fernanda Honorato, a primeira repórter com síndrome
de Down do mundo e o repórter cadeirante José Luiz Pacheco, que sempre se envolve
em muita ação e aventura. Adrenalina pura.

O Programa Especial acredita que a informação é a melhor forma de se combater
o preconceito. Toda vez que programa divulga casos bem sucedidos de participação
de pessoas com deficiência na sociedade, um número cada vez maior de pessoas percebe
que é plenamente possível vivermos em uma sociedade inclusiva.
(11:00) PLANETA
Planeta é um programa semanal de reportagens especiais que traz para Minas Gerais os grandes temas da atualidade. A atração possui quatro linhas temáticas -- Geral, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Planeta Minas Convida -- que abordam pautas diversas, em formato que mistura jornalismo e documentário
(11:30) +AÇÃO
O +Ação é um programa semanal de esportes de ação e de aventura, que viaja por todo o país em busca de roteiros ecoturísticos e imagens de tirar o fôlego.
O programa exibe ainda a cobertura de eventos esportivos, o perfil de atletas em destaque e notícias que envolvem o universo dos esportes de ação.
(12:00) TV E CINEMA
Coletânea de aberturas de seriados e desenhos, episódios de séries e filmes para tv e cinema.
(12:30) EXPEDIÇÕES
O EXPEDIÇÕES é o resultado de um trabalho de mais de 30 anos de documentação do Brasil e suas populações, realizado pela jornalista Paula Saldanha e pelo biólogo Roberto Werneck. O projeto como um todo inclui a série de programas de televisão EXPEDIÇÕES e livros que mostram a riqueza natural, étnica e cultural do Brasil. A ideia básica sempre foi desenvolver um trabalho de registro de nosso país, nossa gente, e fazer um levantamento de grandes questões nacionais.

Em formato de documentários de 30 minutos (26 minutos de produção), abordando o Brasil e suas milhares de faces, as populações, os costumes, a cultura, o meio ambiente, história, antropologia. As lentes do EXPEDIÇÕES percorrem todo território nacional e enfocam a realidade com profundidade.

Através de depoimentos de especialistas, opinião das comunidades e de imagens captadas nas mais distantes regiões do país, EXPEDIÇÕES dá voz à pluralidade e abriga o debate, sem abrir mão da aventura.

A missão do EXPEDIÇÕES é dar ao grande público uma macrovisão do país e sua gente, com o testemunho de dois profissionais brasileiros que, há quase três décadas, se dedicam exclusivamente a esse projeto de mostrar o Brasil aos brasileiros - um olhar consciente e apaixonado por nossa terra e nossa gente.
(13:00) PLANETA TERRA
Planeta Terra fala sobre as curiosidades e mistérios do meio ambiente e das civilizações em documentários produzidos por renomadas emissoras estrangeiras como a BBC e NHK e produtoras da Holanda, Suécia, Dinamarca e Inglaterra.

À medida que avançam os efeitos da civilização sobre o meio ambiente torna-se evidente a necessidade de alertar os homens sobre as conseqüências de tal devastação sobre suas próprias vidas. Planeta Terra é o sinal de alerta da TV Cultura.

A camada de Ozônio, o mundo desconhecido da Patagônia, a exploração pesqueira na Noruega e seus problemas, as ilhas do raro Iguana, além da vida das focas são alguns dos assuntos de total interesse ecológico abordados na programação.
(13:30) REPÓRTER ECO
O Repórter Eco é uma revista semanal, atual, especializada em meio ambiente. Aborda de forma aprofundada pesquisas para o desenvolvimento sustentável e conservação dos biomas brasileiros, proteção da rica diversidade biológica e cultural do país, projetos para manter para o futuro os recursos hídricos, estudos de controle da poluição do ar, solo, terra e água, ecologia urbana, fontes de energia alternativas e renováveis, astronomia, antropologia, arqueologia, arquitetura ecológica, redução, reuso e reciclagem de resíduos sólidos, comércio justo, patrimônio histórico, cultural e arquitetônico, e ecoturismo.

Além da revista semanal, são produzidos programas temáticos a partir de viagens nacionais e internacionais. O Repórter Eco mantem um quadro específico de reportagens sobre a biodiversidade brasileira.
(14:00) JANE ARAGÃO CONVIDA
Programa dinâmico e informativo, com entrevistas, matérias de utilidade pública e debate. Foco nos temas locais acerca do desenvolvimento humano e social: psicologia, filosofia, comportamento, educação e saúde, entre outros que afetam o dia-a-dia do cidadão brasileiro.
(15:00) SANTA FÉ
-
(15:30) RUMOS MUSICAIS
-
(16:00) MANOS E MINAS
Notícias e reflexão sobre o universo do hip hop no Brasil
(17:00) ALTO-FALANTE
Notícias e matérias sobre a indústria fonográfica, lançamentos recentes e bandas independentes, além de análise crítica sobre a produção musical no país e no mundo.
(18:00) FUTURANDO
O Programa mostra semanalmente projetos inovadores da ciência, da tecnologia e do meio ambiente.
Este é o primeiro projeto da Deutsche Welle para o Brasil e em língua portuguesa, segundo a emissora vem mais programas por aí pois a DW está de olho no mercado brasileiro e quer se adaptar cada vez mais ao estilo do telespectador brasileiro.
(18:30) MOSAICO
O Mosaico é um programa de cunho cultural, que apresenta a cada edição as particularidades e as curiosidades dos bairros de Juiz de Fora. Através de bate-papos e da apresentação dos lugares visitados, é possível montar, de forma descontraída, um mosaico da identidade da cidade.

O programa estreou dia 2 de julho de 2007 pela TVE, canal 12 de Juiz de Fora, entrando para a história como o primeiro programa produzido por alunos a ser transmitido em canal aberto local.

O Mosaico foi premiado com o segundo lugar na modalidade “Programa de Televisão”, categoria “Rádio e TV”, do Expocom Sudeste, durante o Intercom Sudeste – encontro regional mais importante da área de comunicação.
(19:00) JORNAL MINAS 2ª EDIÇÃO
O Jornal Minas 2ª Edição traz a cobertura dos fatos do dia na capital e notícias do Interior de Minas. Atualidades, Economia, Esportes e Cultura tratados de forma dinâmica e analítica.
(19:30) CINE MAGAZINE
Informando o público sobre as novas produções, antecipando os lançamentos e fazendo críticas e ensaios sobre filmes e diretores que marcaram a história do cinema, o Cine Magazine pretende tornar visível a importância da indústria cinematográfica e a sua ligação com o cotidiano e o comportamento humano.
(20:00) ESPAÇO ABERTO
No programa Espaço Aberto, ancorado por Eduardo Gomes, o tradicional colunismo ganha sua versão eletrônica. Notícias, eventos e coberturas de festas do circuito social de um jeito descontraído e responsável.
(20:30) AGENDA
Teatro, moda, cinema e literatura. O Agenda é uma revista eletrônica cultural que veicula reportagens sobre teatro, cinema, artes plásticas, literatura, entre outras manifestações artísticas de forma aprofundada e com um apurado cuidado estético e crítico. O programa está no ar desde 1987, sendo um dos mais antigos da TV.
(21:00) REPÓRTER BRASIL
O Repórter Brasil é o único telejornal brasileiro que exibe reportagens feitas diretamente pelo espectador. Não é só o nosso olhar que pauta os assuntos e conta as histórias... As questões internacionais têm mais espaço e oferecemos mais destaque para regiões esquecidos no noticiário geral, como a África e a América Latina. Os temas que movimentam o dia-a-dia são tratados com mais tempo e em mais detalhes, de forma muito clara e objetiva.
(21:30) NOTURNO
Música instrumental de qualidade!
(22:30) PLANETA
Planeta é um programa semanal de reportagens especiais que traz para Minas Gerais os grandes temas da atualidade. A atração possui quatro linhas temáticas -- Geral, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Planeta Minas Convida -- que abordam pautas diversas, em formato que mistura jornalismo e documentário
(23:00) IGREJA DA GRAÇA
IGREJA DA GRAÇA
(23:30) CINE NACIONAL
Cine Nacional substitui o Programa de Cinema, mas permanece em destaque a produção nacional (ficção e documentário), exibindo filmes de várias épocas e gêneros.